top of page

EM CONVERSA COM O JORNALISTA SOBRE MOOVIT

Uma conversa encorajadora com o jornalista explicando a jornada do passado, presente e futuro
Steve Swasey, Vice-Presidente de Comunicações Globais do Moovit

O Moovit é a empresa líder mundial em dados e análise de transportes públicos, que testemunhou uma jornada fascinante desde o início em 2013 até ter 170 milhões de usuários em pouco mais de cinco anos. O Moovit é certamente um exemplo de como uma ideia pronta, se executada corretamente, pode contribuir para tornar o mundo um lugar melhor. Beyond Exclamation recentemente teve o prazer de ser “In Conversation” com Steve Swasey, Vice-Presidente de Comunicações Globais do Moovit, no qual ele nos levou na jornada do Moovit e além.

O que semeou a visão para desenvolver tal aplicativo, especialmente a ideia de crowdsourcing? Você pode nos dar um pouco sobre isso e onde ele está hoje? Informe-nos sobre a maravilhosa jornada do Moovit.

Steve: Bem, eu posso ir desde o começo. Roy Bick é um dos co-fundadores do Moovit. Ele morava em sua cidade natal, Tel Aviv Israel, quando percebeu que não havia informações precisas para transporte público disponíveis em nosso smartphone ou na Internet. E ele literalmente mapeou todas as paradas de transporte público em Tel Aviv. Ele então desenvolveu um programa de software para colocar isso em um aplicativo. Juntamente com Nir Erez, que é o CEO e co-fundador, e Yaron Evron, o terceiro co-fundador, eles conseguiram investidores e criaram a empresa para construir um aplicativo para passageiros em trânsito em todo o mundo. A empresa começou em Israel em 2012 e cresceu muito rapidamente para incluir outras cidades. A primeira cidade que o Moovit foi lançado em 2013, depois de Tel Aviv, foi em Madri, na Espanha. Hoje, o Moovit está disponível em mais de 2.200 cidades ao redor do mundo em 80 países e em 44 idiomas. O Moovit tem mais de 170 milhões de usuários registrados e é, de longe, o maior e mais baixado aplicativo de trânsito do mundo. O Moovit possui mais de cinco milhões de linhas de ônibus mapeadas em seu aplicativo.

Como Roy conseguiu mapear sua cidade, ele convenceu Nir de que eles deveriam tentar recrutar editores locais nas comunidades para mapear suas cidades. No começo, Nir não achava que funcionaria, duvidando que as pessoas passassem o tempo fazendo isso. Mas quando abrimos convites para pessoas das comunidades locais para mapear suas cidades, as pessoas responderam muito bem. Mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse e passaram por um processo de triagem on-line. Com isso, o Moovit tem mais de 350.000 editores locais em todo o mundo. Nós os chamamos de "Mooviters". Eles estão ajudando a colocar suas linhas de trânsito locais em suas cidades no mapa. E estas estão em muitas áreas que não teriam nenhuma cobertura de aplicativos de trânsito. Então, esses editores locais são heróis locais. Eles são super patriotas locais e sua contribuição dá ao Moovit uma exatidão local que nenhum outro aplicativo ou outro serviço de mapeamento possui.

É bem fascinante, e olhando os números, gostaríamos de parabenizar toda a equipe do Moovit em seu caminho para o sucesso. Então, a próxima pergunta é como foi a vida dos fundadores antes e depois do Moovit? Que mudança a empresa trouxe para a vida pessoal e profissional dos fundadores?

Steve: Moovit foi a terceira startup de Nir e ele não estava procurando outra startup. Ele estava feliz como investidor, e ele não estava muito interessado em se juntar a outra empresa, se não fosse uma grande idéia que iria crescer.Tinha que ser escalável. No Moovit, ele pôde ver claramente que havia um enorme mercado global endereçável. Nir viu isso como uma grande oportunidade de crescimento. Roy já estava no exército, então este foi seu primeiro emprego. Entre os dois, Nir era um empresário muito experiente que anteriormente fundou e criou duas empresas. E Roy foi o jovem empreendedor que teve a grande ideia e a grande energia. Entre eles, com Yaron, eles reuniram a tecnologia, os investidores e a gerência, e criaram o Moovit.

Com certeza é como eles dizem que os conjuntos de habilidades complementares dos fundadores trazem sucesso. Gostaríamos de saber quais serviços auxiliares o Moovit oferece, como o planejamento de viagens, o compartilhamento de bicicletas e o que mais?

Steve: Nós damos aos usuários todas as opções para o que chamamos de trânsito intermodal. Em uma cidade grande, existem muitas linhas de trânsito diferentes. Não há apenas uma linha de ônibus; há uma linha de ônibus, metrô, balsas e linhas de transporte. Por isso, damos todos os dados, cronogramas e informações de chegada em um único aplicativo. Isso inclui compartilhamento de bicicletas e passeio em muitas cidades.

Então, como o Moovit gerencia esses dados? Há problemas de dados envolvidos? Então, há muitos dados chegando - como o aplicativo lida com os relatórios? Steve: Reunimos os dados do aplicativo de três maneiras. Uma é que usamos dados de código aberto. Há dados abertos nos EUA e em outras partes do mundo, onde os operadores de trânsito publicam seus dados no ambiente aberto. Quando há dados abertos, nós reunimos isso. Quando não há outros dados, fazemos parceria com as agências de trânsito para que eles compartilhem seus dados, para que possamos colocá-los em nosso aplicativo. E a terceira maneira é que nossos usuários fornecem suas informações de deslocamento usando o aplicativo. Sabemos quantas pessoas estão andando de trem a qualquer hora da manhã ou à noite. E a beleza disso tudo são os dados do usuário que o Moovit coleta é anônimo. Nós não sabemos se você é homem ou mulher. Nós não sabemos onde você mora. Nós não sabemos quanto dinheiro você ganha. Nós não sabemos o seu número de telefone. Tudo o que sabemos é que você está usando o aplicativo Moovit para ir do ponto A ao ponto B. Além disso, não há problemas de privacidade ou preocupações com qualquer informação pessoal identificável. Se o seu GPS estiver ligado, o Moovit está rastreando seus movimentos, mas nenhuma informação pessoal identificável. Isso dá ao Moovit o maior repositório mundial de dados de trânsito. Nenhuma outra empresa possui mais dados de trânsito do que o Moovit, pois rastreamos o movimento dos usuários. E nós temos esses 350.000 editores locais nos dando informações em tempo real e atualizações em tempo real no aplicativo. Nós coletamos informações de nossos superusuários, bem como dos usuários comuns que nos fornecem dados usando o aplicativo.

Absolutamente Steve, os números dizem tudo. Além disso, gostaríamos de saber sobre o momento em que a equipe percebeu que o trabalho duro foi finalmente pago? Temos certeza de que deve haver inúmeras histórias como essa.

Steve: O primeiro milhão de usuários. Quando começamos, era um pequeno aplicativo que foi testado em Israel e depois foi para a Espanha. Nós geramos 1 milhão de usuários muito rapidamente. Isso se tornou 10 milhões de usuários.Quando entrei para a empresa em novembro de 2016, todos comemoramos 50 milhões de usuários. Então, doze meses depois, comemoramos 100 milhões de usuários. E hoje, em junho de 2018, temos mais de 170 milhões de usuários.Então, cada um desses ganhos incrementais dos usuários é uma validação de que o Moovit é uma empresa de classe mundial, que está fazendo bem para as pessoas. Outro grande marco é quando as cidades reconhecem a capacidade do Moovit em fazer parceria com elas. Um bom exemplo é a cidade do Rio de Janeiro no Brasil que fez do Moovit o aplicativo oficial de trânsito para os Jogos Olímpicos de 2016. Conseguimos entrar e provar que podemos dar à cidade do Rio uma melhor informação sobre o trânsito para o massivo afluxo de atletas, fãs, visitantes, mídia e autoridades que vêm para as Olimpíadas. E assim o Moovit tornou-se o aplicativo oficial de trânsito para a cidade do Rio durante os Jogos Olímpicos. Desde então, temos sido o aplicativo de trânsito oficial para mais de 100 locais, atividades, jogos e jogos como o melhor clube de futebol de Roma, a AS Roma e muitos outros. Então, cada vez que geramos outra parceria de classe mundial, sabemos que temos algo único ou algo muito especial. A terceira validação é a qualidade dos investidores que participaram da captação de recursos do Moovit. Sequóia é uma das firmas de capital de risco proeminentes no Vale do Silício. Sequoia levou o Série B e eles participaram de cada uma das rodadas subseqüentes. A Intel Capital levou a série D, no valor de US $ 50 milhões, no início deste ano, em fevereiro. Além disso, a Intel Capital forneceu uma oportunidade estratégica ao permitir que o Moovit se associasse ao Mobileye, da Intel, que a Intel Corp adquiriu um ano antes. A Mobileye é outra grande empresa de trânsito com sede em Israel, que possui câmeras montadas em veículos para fornecer informações de trânsito.Então, se você olhar para isso a partir do crescimento do usuário, ou do crescimento da parceria, ou do ponto de vista do investidor financeiro, o Moovit teve pontos de prova positivos ao longo do caminho.

Pergunta final, com a introdução de novas tecnologias, como avanços e interrupções no setor, como o Moovit planeja seus próximos anos?

Steve: A beleza da tecnologia é que ela avança e fica maior, mais forte e mais rápida a cada dia. Oportunidade do desenvolvedor é continuar a melhorar a sua aplicação e melhorar a qualidade dos dados que gera e, em seguida, voltar esses dados para as comunidades que serve. É isso que o Moovit está fazendo agora. O Moovit está licenciando os dados para os municípios, cidades e organizações de trânsito para que eles melhorem seus sistemas e é assim que o Moovit ganha dinheiro. O aplicativo é gratuito, sem qualquer taxa de assinatura ou download e sem qualquer publicidade no aplicativo. Oferecemos um ótimo benefício aos consumidores com os dados de trânsito mais abrangentes do aplicativo e gratuitos para os consumidores. O que fornecemos aos municípios, agências de trânsito e outros por uma taxa é os dados e a análise dos dados. E, portanto, temos pessoas muito inteligentes que estão aproveitando esse tesouro de dados e convertendo-os em sistemas e processos analíticos que municípios, cidades e agências de trânsito podem usar para melhorar seus sistemas. Novamente para o benefício da comunidade.Então, de qualquer forma que você olhe, o Moovit está proporcionando um grande benefício para as cidades e pessoas nas cidades que dependem do trânsito das cidades.

Fonte: Beyond B!

Tradução: Tradutor Google

Editado por: João Batista/Embaixador Moovit - Brasil

You Might Also Like:
bottom of page